domingo, 18 de maio de 2008

Chefe da Inteligência Israelense: Dentro de dois anos os foguetes chegarão a Beer-Sheva

O foguete que foi lançado da Faixa de Gaza caiu em um shopping de Ashkelon. 100 pessoas foram feridas, das quais 4 gravemente.
- Cada cidade que se encontra a 40 km da Faixa de Gaza provavelmente estará no alcance dos foguetes do Hamas: Ashdod, Kiriat Gat e até Beer-Sheva - declarou o Chefe de Inteligência do Exército de Israel, General Amos Iadlin, na entrevista concedida ao Jornal “Haaretz”. Até 2010, o Hamas provavelmente chegará a produzir foguetes deste tipo. No ataque ao Shopping Hutzot de Ashkelon foram gravemente feridos um bebê, sua mãe e outras 2 mulheres.

O general Iadlin declarou que o Hamas já tem um potencial de centenas de foguetes com um alcance de 20 km e planeja aumentar este alcance. “Se o problema não for resolvido, o Hamas terá a possibilidade de colocar outras cidades a seu alcance”. Hamas está se preparando para um provável ataque de Israel a Gaza.
Aproximadamente 100 pessoas se feriram depois que um foguete do tipo Grad atingiu uma enfermaria médica. Quatro feridos graves: uma mulher de 24 anos e sua filhinha, de dois anos, que estavam esperando para serem atendidas pelo médico, uma médica e sua paciente. Todas sofrem de graves lesões na cabeça, nas pernas e na barriga. Devido ao rigor das lesões, a mãe e a criança foram transferidas ao Hospital “Shiba” em Tel HaShomer .
O foguete atingiu o shopping numa hora que estava lotado de pessoas. O shopping tem vários restaurantes, escritórios e lojas.
O shopping foi gravemente danificado. Ao Hospital Barzilay de Ashkelon foram evacuados 11 feridos leves e 85 em estado de choque.
Desde julho de 2006 caíram em Ashkelon 22 foguetes “Grad” e 13 kassams, mas antes da caída do Grad não foi dado nenhuma aviso de alerta.
O aviso de alerta fora desligado algumas horas antes do ataque porque tinham ocorrido muitos casos de falsos alarmes. A Prefeitura de Ashkelon e o Comando da Retaguarda culparam um ao outro pela falta do sinal de alerta.
A Organização “Frente Popular – Comando Central”, de Ahmed Gibril, se responsabilizou pelo ataque a Ashkelon. Segundo as investigações realizadas pelo exército, o foguete foi construído no Iran. Trata-se de um foguete produzido industrialmente, que contém uma quantidade maior de material explosivo que um foguete do tipo Kassam e tem um alcance maior. Foi lançado do litoral, perto do local onde ficava a colônia Duguit (que foi destruída em 2005, depois que Israel retirou-se unilateralmente de Gaza) .
Os ataques de Israel - Na reunião com o Presidente Bush, o Primeiro Ministro Olmert declarou que “está próxima a hora de se chegar a uma decisão sobre o que está acontecendo na Faixa de Gaza”. Olmert disse que se os esforços para chegar a um estado de trégua com o Hamas não derem resultado, não haverá outra solução senão uma operação militar em Gaza. O objetivo de uma operação militar será impor ao Hamas as condições de Israel, mas não conquistar a Faixa de Gaza ou fazer uma operação longa que possa causar muitas perdas de vida.
Uma fonte estatal disse ontem que neste período Israel está tentando conseguir legitimidade para começar uma operação militar em Gaza. “Qualquer operação causará um congelamento nas negociações e nós queremos estar seguros de que o mundo não nos culpe por isso." Outras fontes disseram que Israel ainda tem esperanças de chegar a um cessar-fogo com o Hamas.

Mulher morre no sul de Israel em explosão de foguete palestino

Mulher morre no sul de Israel em explosão de foguete palestino

Uma mulher de 70 anos morreu nesta segunda-feira no sul de Israel ao ser atingida pela explosão de um foguete palestino lançado a partir da Faixa de Gaza, anunciaram fontes médicas israelenses.
O foguete atingiu em cheio uma casa na cidade de Yesha, próxima a Gaza, onde se encontrava a vítima, cuja identidade não foi divulgada.
A Jihad Islâmica, grupo radical palestino, reivindicou nesta segunda-feira o lançamento de vários foguetes em direção ao sul de Israel.
Outro israelense morreu na sexta-feira na explosão de um obus de morteiro lançado a partir de Gaza em direção ao sul de Israel.
Fonte: AFP
13/05/2008